top of page

A vida precisa de asas ...

Nós aqui da Dume, gostamos bastante da definição do Wellington Nogueira - fundador do Doutores da Alegria - sobre empreendedorismo. Ele diz que “empreender é assumir o risco de sair na chuva para se molhar e se encantar com isso “.


Para a Dume que nasceu em Janeiro de 2017, os últimos 03 anos foram maravilhosos no que tinham de ser. Vivenciamos na prática que um negócio é um organismo vivo e complexo demais para caber em “caixinhas”. Crescemos em cada projeto, em cada ajuste de rota e percebemos que não empreendemos por produtos ou serviços, mas para outros seres e assim como o Wellington Nogueira, nos encantamos com isto.

Photo by Alex Radelich on Unsplash

O ano de 2019 foi desafiador para todos. Na Dume, seguimos impulsionados por movimentos que extrapolaram qualquer intenção de controle ou desculpas. Os vixes e os eitas viraram palavras de plena expressão e refúgio para as surtadas básicas que pareciam brotar de todos os cantos.


Com sabedoria e conectados ao nosso propósito, desenvolvemos asas. A Dume alçou vôo junto com um bando...de empreendedores, inovadores, criativos - gente do bem - que quer muito mais, do que apenas sobreviver a mais um ano.


... E às vezes de Pausas


Ufa!!! Olhamos para 2019 com gratidão pelos trabalhos realizados, as parcerias estabelecidas, o apoio e carinho da nossa comunidade...mas chegou a hora de um belo e merecido descanso.

Photo by Ethan Robertson on Unsplash

Seguimos Drummond quando ele disse que a vida necessita de pausas, desta forma escolhemos o primeiro mês de 2020 para desacelerar os passos - desconectar para conectar. Colocamos os pés no mundo para vê-lo também sobre a perspectiva dos que respeitam o seu ritmo e o próprio tempo.


Descobrimos ao longo deste processo, que os objetivos, metas e estratégias são pontos necessários para as grandes realizações que almejamos. Mas sem o cuidado com quem opera estas engrenagens, desperdiçamos energia e operamos no fluxo inverso, esperando sempre incentivos externos, para a partir disso tomar as rédeas de nossa vida.


O Autoconhecimento é uma força


E olha que incentivo bacana. Um novo ano carrega uma sensação gostosa de novos caminhos, de possibilidades infinitas de fazer acontecer tudo aquilo que vibra dentro de nós. Mas se as atitudes tóxicas e adoecidas são reforçadas e ainda esperamos resultados diferentes, o final da história já é previsível. Ai quem sabe em 2021...

Photo by Danielle MacInnes on Unsplash

Antes de estabelecer as metas deste novo ano, sugerimos o uso de uma ferramenta simples que permite uma autoavaliação a nível macro de todas os setores da vida.


O ponto aqui é criar o hábito de um exame interno e a partir deste movimento conduzir a planos de ações mais consistentes e claros no seus propósitos. É também a oportunidade de mês após mês celebrar as pequenas conquistas.


A Roda da Vida


A Roda da Vida é uma ferramenta de autoconhecimento, amplamente utilizada dentro do meio do desenvolvimento humano, justamente por sua facilidade e também pela resposta imediata que é alcançada com o seu uso.


Esta ferramenta conduz a reflexões sinceras partindo sempre da questão: Como você está na sua área Pessoal, Profissional, Qualidade de Vida e Relacionamentos? Nela é possível dar uma nota para cada estrutura e assim identificar as que estão em harmonia e também as que precisam de atenção especial.


A partir destes resultados fica mais fácil traçar qualquer planejamento, agora, acolhendo as reais necessidades observadas em cada setor.


Para dar aquela força, a Dume disponibiliza esta ferramenta para usar e abusar.

Basta ir em Downloads, selecionar a opção Roda da Vida, informar seu e-mail e baixar o arquivo.


Agora sim, vamos Planejar!!!


Nada como uma cuca fresca, para reparar que o dia a dia e os negócios são como queijo e goiabada. O Bendito Planejamento nosso de cada dia, está junto com você a caminho da Praia, viajando para a casa da Sogra e no churras de final de semana - ele é um guia nas nossas jornadas.


Quer mais? Ao sair de férias traçamos mesmo que um plano básico, para fazer as coisas acontecerem. Já pensou ficar sem gasolina no meio do caminho ou mesmo esquecer a mala ou sequer ter um local para se hospedar? Toda a sequência de atividades que fazemos até chegar aos nossos objetivos é planejamento.


Mas por qual motivo é delicioso planejar as férias, mas ao expandir este assunto para outras áreas, vai dando uma bad...


Photo by Matthew Henry on Unsplash

O Planejamento é algo intrínseco nos humanos e até no seu cãozinho, este é um ponto que deve ficar claro. Já nascemos com este aparato e sem ele, já teríamos dado “pt” a muito tempo.


O grande x da questão é o encarar como algo chato e nada a ver, sendo que ele tá aí, disfarçado nas tarefas mais prazerosas que realizamos. Cabe aqui um novo olhar e usar o Planejamento como um mapa para nos guiar aos nossos tesouros.


5W2H, o quê?


De aplicativos ao bom e velho papel, há inúmeras ferramentas que conduzem e facilitam o desenvolvimento de qualquer tipo de Planejamento, como um diferencial estratégico para um negócio e também para nossa vida.


A Dume utiliza com frequência a ferramenta 5W2H (pois bem, a sigla é estranha) que correspondem a sete perguntas essenciais:

5W:

– What (o que deve ser feito?)

– Why (por que deve ser implementado?)

– Where (onde deve ser executado?)

– When (quando deve ser implementado?)

– Who (quem será o responsável pela ação?)

2H:

– How (como vai ser implementado?)

– How much (quanto vai custar?)


A proposta desta ferramenta é aprimorar qualquer Planejamento, demonstrando de maneira clara e eficiente, o passo a passo a ser seguido para a concretização de uma atividade - que pode ser um projeto, um novo produto, a contratação de um novo funcionário ou a até a escolha do próximo local de férias.


Definindo com clareza a atividade que será o objeto desta análise, fazemos as perguntas acima mencionadas e mediante o resultado, elaboramos um mapa com todas as diretrizes necessárias a serem seguidas para que a atividade seja concluída.


A Dume também disponibiliza esta ferramenta no seu blog. Lá você encontra uma tabela prontinha para download gratuito. Basta clicar em Downloads e selecionar a opção 5W2H.



Prontinhos para 2020


Viu, nem doeu. Quando constatamos a importância que temos, compreendemos que as pausas fazem um bem danado, assim como agir igual gente grande, usando de ferramentas que trazem clareza para administrar os negócios e também a própria vida.


Oficialmente a Dume abre os trabalhos em 2020, deixando registrado que muita coisa boa já está acontecendo. Fechamos parceria com a Ori (@oriafeto) que está gerando conteúdos maravilhosos para nosso Blog (como este ai, que acabou de ler).


Ainda tem muita coisa boa chegando. Quem vem?!!!


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page