top of page

Participe: Campanha de Doação Programa Tecendo Sonhos da Aliança Empreendedora.

Até dia 30/05 a campanha #doetecendosonhos do Programa da Aliança Empreendedora está captando doações para viabilizar a melhoria de 20 oficinas de costura.

Encerramento do Programa Tecendo Sonhos 2017



O Programa Tecendo Sonhos foi criado em 2014 a partir do projeto Uma Mensagem para a Liberdade. Em seu primeiro ano a iniciativa foi executada pela Aliança Empreendedora em parceria com a organização INK, e financiado pela Fundação Rockefeller.

Desde lá, tem apoiado microempreendedores, donos de oficinas de costura ou que queiram abrir seu negócio, por meio de uma rede de atuação que conta com parceiros e organizações estratégicas, que além de levar acesso a conhecimentos específicos para os imigrantes desenvolverem seus negócios, busca também disseminar informações importantes para a causa e no desenvolvimento de políticas públicas que promovam as relações dignas de trabalho na cadeia têxtil.

Hoje a Aliança Empreendedora com apoio do Instituto C&A, está promovendo a campanha #doetecendosonhos para financiar o projeto. O programa social tem como foco o público latino-americano e já atendeu mais de 360 oficinas de costura, beneficiando mais de mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Ao se profissionalizar, os empreendedores aprendem sobre valorização da mão-de-obra, as regras de segurança no trabalho e realizam reformas estruturais nas oficinas, transformando o dia-a-dia dos funcionários, promovendo relações dignas de trabalho.

A campanha, lançada em 28 de janeiro – dia nacional do combate ao trabalho escravo – tem como objetivo arrecadar pelo menos R$ 25 mil para reformas de oficinas de costura, visando diminuir os riscos de acidentes e doenças laborais.


Os pilares do programa são:


Educação Empreendedora: Capacitações em gestão para os empreendedores, ou imigrantes que desejam empreender. Além de participar das capacitações, os empreendedores também são apoiados por meio de mentoria, e acessam conteúdos exclusivos para que desenvolvam seus negócios levando em conta a particularidade e realidade das oficinas de costura.


Disseminação da Causa: Realização de atividades que disseminam as boas práticas presentes na cadeia têxtil, compartilhando cases de sucesso, criando conteúdos de apoio às oficinas de costura para se regularizarem, e promovendo o diálogo entre os diversos atores que participam da cadeia têxtil.


Advocacy: Participação estratégica em grupos, redes e ações voltadas a disseminação da causa dentro do setor, por meio de parcerias. O objetivo é assim influenciar e participar de discussões que possam melhorar as condições de trabalho dos imigrantes, no desenvolvimento de políticas públicas, e, para que o projeto se torne uma referência quando se pensa em promoção de relações dignas dentro da cadeia têxtil


Solução Tecnológica: Mapear e conectar diferentes tecnologias que apoiem a qualificação das oficinas de costura e/ou que promovam relações dignas de trabalho no setor. Destacamos aqui o apoio à formação da startup ALINHA, plataforma que tem como objetivo promover relações comerciais mais justas entre as oficinas de costura com confecções que as contratam.


A informalidade nas relações de trabalho na cadeia produtiva de moda prejudica a qualidade de vida dos trabalhadores em geral, principalmente os imigrantes latinos.


Por isso a campanha tem como objetivo destinar o recurso para melhoria de 20 oficinas de costura 20 oficinas de costura, com a compra de equipamentos de segurança, ergonomia e reformas elétricas.


Doações podem ser feitas pelo site: https://goo.gl/feQ4Q6.


A campanha #DoeTecendoSonhos acontece até o dia 30 de maio de 2019.


Conheça mais sobre o projeto https://aliancaempreendedora.org.br/tecendosonhos/ e participe.


Fonte: Aliança Empreendedora



28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page