top of page

Economia Circular

Um novo Mindset. A urgência de um novo olhar para o consumo.






Esse modelo propõe repensar e redesenhar a forma como produzimos e como consumimos, onde tudo possa ser recuperado e reutilizado, como acontece nos ciclos biológicos.

Na natureza não existe desperdício, tudo é aproveitado, é um processo cíclico e harmônico, porém nós humanos, temos atuado de forma bem diferente.

Nosso modelo econômico atual é linear, dependemos de grandes quantidades de materiais e energia baratos e de fácil acesso que são processados e transformados em produtos, que logo serão descartados. Um modelo que se baseia no desperdício e na superexploração de recursos. Neste modelo de produção, há uma linha reta que começa com os recursos, passa pela produção e consumo e termina no descarte. Isto implica em um ciclo de vida curto para as peças, onde há um começo, meio e fim bem estabelecidos.

Esse ciclo está sendo quebrando e um agora um novo mindset está em pauta, a economia circular, modelo que propõe repensar e redesenhar a forma como produzimos e como consumimos, onde tudo possa ser recuperado e reutilizado, como acontece nos ciclos biológicos.

Nesse ciclo opta-se pelo reaproveitamento de materiais, este comportamento faz com que o “resíduo” seja transformado novamente em matéria-prima e retorne ao início do processo de produção. Essa ampliação do ciclo de vida faz com que haja tanto uma diminuição de descartes prematuros como uma diminuição do uso de matéria-prima retirada do meio ambiente.

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page